A finalidade do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Franciscana é a formação de profissionais para atuar na docência da educação infantil; nos anos iniciais do ensino fundamental; na educação de jovens e adultos, em cursos de educação profissional, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos como: na gestão educacional; na área empresarial, hospitalar, entre outros.
Destaca-se que os estudantes, ao iniciarem o curso, têm rápida inserção em estágios remunerados. Os egressos inserem-se no mercado de trabalho e na continuidade de estudos por meio de cursos de especialização e mestrado. A ênfase do currículo do curso está em estudos teórico-prático voltados para a investigação e reflexão sobre o processo educacional.
A proposta do curso envolve a formação de um profissional da educação que se aproprie, construa e reconstrua o conhecimento; que tenha domínio e compreensão da realidade de seu tempo e capacidade de atuar no contexto em que se insere. Através dos estágios curriculares supervisionados, o acadêmico articula a prática da pesquisa, pautada nas vivências reflexivas, essenciais à dinâmica da sala de aula, da gestão e da organização escolar.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
Fundamentos da Biologia da Educação; Bases biológicas do desenvolvimento pré-natal ; Bases biológicas do desenvolvimento pós-natal ; Educação para a saúde do escolar
Concepção do brincar na infância; Contextualização histórico-cultural sobre o lúdico; Concepções teóricas que embasam o jogo no desenvolvimento infantil; Jogo, brincadeira e brinquedo
Escola e conhecimento; Teorias de Currículo; Estruturação curricular no sistema educacional brasileiro; Organização metodológica
Bases sociológicas da educação; Contexto histórico da educação no Brasil; Fundamentos filosóficos da educação; Desafios contemporâneos da educação
Anotações de Aula; Resumo; Resenha; Artigo Científico
Novos cenários e paradigmas para a Educação do Século XXI ; Concepções, fundamentos, princípios da Educação 4.0 e 5.0; Os saberes docentes, formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem ; A docência e as metodologias inovadoras de Ensino
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Perspectivas históricas da alfabetização; Enfoques conceituais sobre Alfabetização e letramento; A psicogênese da língua escrita; Organização da prática docente alfabetizadora
Espaços e lugares lúdicos ; Ludotecas; Brinquedotecas; Ludicidade: função pedagógica do jogo
Concepções teóricas relativas ao movimento humano; Desenvolvimento do movimento humano; Psicomotricidade; A psicomotricidade nas diferentes etapas de ensino
A arte e sua trajetória no Brasil; Arte e educação; Linguagens da arte; Base Nacional Comum Curricular e arte
Educação e tecnologia digital ; Tecnologia digital e seus usos no ensino; O AVA no contexto didático; Tecnologias na docência
Pedagogias da Infância: contexto e fundamentos ; Teóricos da infância: biografia, conceitos e contribuições para a compreensão da infância ; Teóricos da infância: biografia, conceitos e contribuições para a compreensão da infância ; Docências para as infâncias
Estado, Educação e Políticas Educacionais ; Contexto histórico e socioeconômico das políticas educacionais no Brasil; Bases legais e organizacionais da educação brasileira ; Etapas, Níveis e Modalidades da Educação Brasileira
Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; Práticas de literacia emergente; Consciência fonológica e alfabetização; Práticas de escrita e compreensão leitora
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Ciências da educação e prática pedagógica; Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Gestão da sala de aula
Características do bebê; O cuidar na creche; O educar na creche ; Ser professor(a) de bebês
Números, operações e álgebra; Grandezas e medidas; Geometria; Probabilidade e Estatística
Metodologias ativas de ensino com tecnologias; Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem; Ferramentas digitais; Tendências tecno-metodológicas para a educação
O campo da pedagogia ; A identidade profissional do pedagogo e seu papel no contexto contemporâneo; Aspectos conceituais, históricos e pressupostos da Pedagogia Empreendedora; Práticas pedagógicas empreendedoras
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
História da arte.; Arte e educação; Concepções e tendências formativas em arte.; A arte e suas manifestações na escola.
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
Rotinas e organização dos espaços na pré-escola; Práticas pedagógicas na pré-escola; Organização do trabalho pedagógico na pré-escola; Avaliação e registro da aprendizagem na pré-escola
A criança de seis anos e a escola; A interdisciplinaridade e as áreas de conhecimento.; Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental.; Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais.
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Pesquisa em educação e a formação do professor ; Abordagens de pesquisa quanto à natureza e aos objetivos; Tipos e métodos qualitativos de pesquisa em educação; Planejamento da pesquisa em educação e procedimentos éticos
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
Considerações acerca do Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e suas abordagens. ; Propostas Oficiais para o Ensino de Ciências. ; Recursos didáticos e o Ensino de Ciências da Natureza.
Noções essenciais para a compreensão dos fatos da Língua; Propriedades léxico-gramaticais; Propriedades semânticas e discursivas do texto; Leitura e Produção Textual
Organização e funcionamento dos sistemas de ensino I; Organização e funcionamento dos sistemas de ensino II; Ações pedagógicas, financeiras e administrativas nos processos de gestão educacional e escolar.; Função dos gestores da educação
A organização do trabalho pedagógico: discussões conceituais e caracterização.; Princípios da Gestão democrática na organização e gestão do trabalho pedagógico ; A instituição de ensino e a gestão do trabalho pedagógico; A gestão do trabalho pedagógico na sala de aula
Concepções teóricas acerca de espaços não formais de educação; Estrutura, organização e funcionamento de espaços não formais institucionalizados; Pedagogo e sua atuação em espaços não formais; Planejamento e implementação de ações pedagógicas em diferentes espaços não formais
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Abordagens psicopedagógicas dos distúrbios e das dificuldades de aprendizagem; Distúrbios e dificuldades de aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática ; Distúrbios e dificuldades de aprendizagem psicomotores ; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH
Terra e universo ; Vida e evolução; Matéria e energia ; Proposição de atividades didáticas interdisciplinares para a Educação Infantil e Anos Iniciais.
Ensino de Ciências Humanas na contemporaneidade: ; Fundamentação teórico-metodológica do Ensino de História e Geografia.; Ensino de História e Geografia e suas abordagens.; Documentos Oficiais para o Ensino de História e Geografia.
Estrutura organizacional e pedagógica de espaços educacionais não formais; Espaços de educação não formal; Exercício profissional do pedagogo em instituições sociais; Reflexões teórico-práticas da atuação do pedagogo em instituições sociais
A criança e as transformações tecnológicas .; Infância permeada pelas tecnologias digitais .; Aprender com tecnologias digitais na infância . ; Prática, mediação e protagonismo com tecnologias digitais
Gêneros Orais e Escritos; Leitura e escuta de textos; Análise linguística/semiótica; Produção de textos orais e escritos
O ensino da Matemática na Educação Infantil; O ensino da Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; O ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA; A prática pedagógica na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos
Diretrizes da Educação Infantil e Inserção na instituição escolar; Planejamento de estágio referente às atividades pedagógicas na educação infanti; Atuação docente na educação infantil ; Experiências e vivências no estágio da educação infantil
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Humanidades ; Abordagens teóricas nas Ciências Humanas; Espacialidade e temporalidade ; Estudo do meio e práticas pedagógicas interdisciplinares
Diretrizes conceituais e Inserção na instituição escolar; Planejamento de estágio referente às atividades pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.; Atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Experiências e vivências no estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O papel da estatística na área da educação. ; Organização e apresentação dos dados.; Medidas estatísticas. ; Amostragem.
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 600h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 200h |
Total | 1120h |
- Docência em escolas estatais e privadas;
- movimentos sociais na educação infantil;
- anos iniciais do ensino fundamental;
- cursos de ensino médio;
- cursos de educação profissional;
- gestão educacional;
- planejamento,execução e avaliação de projetos de ensino;
- coordenação e orientação didático-pedagógica de setores pedagógicos em escolas da educação básica;
- consultoria pedagógica;
- planejamento e execução de pesquisas para a educação básica.
Contato
E-mail: pedagogia@ufn.edu.br
Telefone: 3220-1202
Ramal: 1282